HomeMapIndexSearchNewsArchivesLinksAbout LF
[Top Bar]
[Bottom Bar]

LinuxFocus Julho de  1998

Cover Picture  Mais uma vez... outro número da primeira revista na web multilingue e livre para os usuários do Linux. A capa deste mes de Julho nos mostra a mascote de LinuxFocus (LF) a caminho da bahia, com ela queremos simbolizar o término de um capítulo na história da revista e o começo de uma nova fase. A base de LinuxFocus se mudará desde Pittsburgh à zona da bahia, o qual será uma aventura emocionante dado o número e força da comunidade de Silicon Valley. LF se esforçará ao máximo para trazermos todas histórias e entrevistas desta ativa comunidade. 
Obrigado UPV
UPV Stamp Este novo número da revista contém uma mezcla de interessante e variados artigos, desde gráficos até temas de segurança. Agradecemos a todos os autores que compartilharam conosco seus conhecimentos e trabalho, mas ese mes queremos em particular reconhecer o trabalho e dedicação dos estudantes e professores do departamento de Engenharia de Sistemas e Automação da Universidad Politécnica de Valencia (UPV) pelo número de artigos, traduções e apoio. 

Novos produtos e serviços para Linux. 

CrossWind Technologies distribuiu recentemente (23 de Junho de 1998) CyberScheduler 2.1 para Linux, uma ferramenta de calendário e planificação para grupos de trabalho baseado na web. Funciona sobre o servidor web Apache e suporta qualquer visualizador web. No momento estão disponíveis em instalações RPM e TAR. 

Existe uma nova página de Chat para Linux acessível via web, nela podemos falar sobre os mais variados tema do Linux, perguntas, HOWTOs, etc. Seu nome é Linux-Chat e podemos acessar tanto via telnet (linux.intergrafix.net 5000) como java applet.

Página dos consultores LF não cobra nada por acessarem todos os seus artigos. Portanto não temos recursos economicos para pagar aos seus autores e tradutores por seu trabalho. Assim sendo, cremos que devemos alguma coisa a muitas pessoas pelo grande esforço que fazem para manter a revista em funcionamento. Começando em setembro de 1998, LF quer criar uma "página de consultores", onde cada autor e colaborador tenha um pequeno espaço, onde possa apresentar seus conhecimentos, endereço eletronico e página web. Esperamos que este novo nerviço não só seje uma boa forma de compensar a nossos colaboradores, sim também um bom lugar de informação para a comunidade Linux. 

O que é LinuxFocus? Somos um grupo de entusiastas do Linux do mundo inteiro. Nosso objetivo é fazer a melhor revista on-line sobre Linux, sem esquecermos da pluralidade da comunidade Linux. Escrevemos os artigos em múltiplos idiomas para ajudar a aproxomar Linux aos jovens ao maravilhoso mundo do Linux e Unix. Contrário qao que temos lido na web, nossa revista não pode ser descrita como uma coleção de truques e conselhos. Como o nome indica, nosso objetivo é oferecer informação em profundidade, temos várias séries de artigos sobre temas específicos e conforme os leitores avançam na série, vão adquirindo conhecimentos de usuários avançados. 

Quantas linguas fala LinuxFocus? É difícil de dizer, cada mes cresce o número de colaboradores. Atualmente existe 4 grupos bem desenvolvidos e fortes: Alemão, Espanhol, Ingles e Fraces. Também existem pequenos grupos com um número variável de pessoas trabalhando em outras versões: Danes, Italiano, Português e Russo. Gostaríamos de ver estes grupos bem fortes e estáveis. Nossas portas estão abertas a todos que queiram colaborar, se quiseres formar parte da LF, ponha-se em contato com o editor correspondente, que poderemos encontrar em "About LF" e escreva-nos. sempre nos alegramos em ver novas caras. 

Sobre Licença e direitos do Autor (Copyrights) Os direitos Autorais de todo material da nossa web é dos seus respectivos autores. LinuxFocus não mantém nenhum tipo de copyright sobre os artigos recebidos. O material oferecido pela LF na revista são distribuidos com o consentimento implicito dos autores. Os autores também nos dão permissão para traduzir e distribuir os artigos exatamente como estão, gratuitamente via web, ftp ou qualquer outro meio, sempre dentro do contexto da revista. Para utilizar os artigos e traduções com propósitos comerciais, tem-se que pedir permissão explicita ao autor e aos editores da LF. 

Nossos patrocinadores

Nova Internet Penguin Computing 

Conteúdo

Hardware & Software

  • A Suite StarOffice (Procesadores de Textos) por Ismael Ripoll 

  • Este é o segundo artigo dedicado a suite StarOffice. O primeiro artigo, nos dá uma rápida visão global de toda suite, e centrado na criação de apresentações. Neste segundo artigo, estudaremos a ferramente estrela de todo o pacote, o editor de texto
  • MySQL. Um servidor de Banco de Dados por Jose M. Fernández 

  • MySQL é um servidor de banco de dados SQL (Structured Query Language) para várias plataformas entre as quais encontramos Linux. O desenho da versão Linux foi feito para obter um rápido funcionamento. 
  • Enlightenment por Geoffrey W. Corey 

  • Enlightenment é um gerenciador de janelas altamente personalizável. Este artigo trata sobre as carcterísticas, a instalação e a personalização do gerenciador de janelas Enlightement. A versão atual do Enlightenment ainda é considerada uma versão de desenvolvimento. Este artigo está orientado para pessoas com um bom conhecimento no desenvolvimento e compilação de programas no Linux. 

Administração de Sistemas

Desenvolvimento de Software

O Recanto Gráfico

UNIX Básico

  • Expressões Regulares por Guido Socher 

  • As expressões regulares são utilizadas para se fazer buscas textuais e modificações sobre textos. Podem ser encontrados em muitos editores de textos avançados, em programas de análises gramatical e em muitas linguagens. 

O recanto do núcleo

  • Real-Time Linux II por Ismael Ripoll 

  • Neste segundo artigo dedicado a RT-Linux, tratarei de oferecer uma visão mais prática do RT-Linux. Antes de entrar em detalhes, gostaria de dar uma rápida visão geral de um novo sistema operacional de tempo real sobre Linux KURT. 

Entrevistas

  • Linux a serviço dos artistas na BUF COMPAGNIE por Charles Vidal 

  • BUF é uma empresa especializada na infografia, tendo realizado efeitos especiais em filmes como Batman e Robin. Arnaud Lamorlette, diretor de investigações e desenvolvimento nos conta como e porque só agora estão pouco a pouco descobrindo Linux. 
Páginas web mantidas por Miguel Ángel Sepúlveda & Ismael Ripoll
© 1998 LinuxFocus